Colchão tem prazo de validade? Entenda mais sobre a questão!

Os colchões são bens que fazem parte do mobiliário da nossa casa, mas têm uma função diferente de um guarda-roupa ou uma cômoda, já que a sua função é repousar nosso corpo todas as noites. 

 

Por isso, é totalmente compreensível questionarmos: colchão tem prazo de validade?

 

O sono faz parte dos pilares para se ter mais saúde, afinal, é durante a noite que nosso corpo se regenera e nossa mente descansa, renovando as células e executando uma série de funções importantes para nossa memória e aprendizados.

 

E, obviamente, o estado do colchão influencia diretamente na qualidade do nosso sono, afinal, trata-se de um bem durável que usamos por anos. E você sabia que é necessário trocar o colchão de tempos em tempos para não afetar a qualidade do nosso sono?

 

Pensando nisso, vamos te explicar mais sobre como saber se está na hora de trocar de colchão. Confira!

 

5 sinais que indicam que está na hora de trocar o seu colchão

Mulher jovem não consegue dormir por causa do colchão

 

 

Apesar de não ser um produto perecível, podemos afirmar que qualquer colchão tem sim prazo de validade. Afinal, as estruturas de espuma e molas (quando é o caso) vão se modificando conforme o uso.

 

Quantas vezes nos sentamos e nos deitamos em nosso colchão por ano? É normal que o peso do corpo interfira nas moléculas das espumas e com o passar do tempo as estruturas se modifiquem.

 

Os fabricantes de colchão podem recomendar diferentes períodos para o uso dos seus colchões, contudo, os prazos mais comuns recomendados pelos especialistas do sono são de 7 a 10 anos.

 

Claro que essa informação de período de uso não vem descrito na etiqueta dos colchões e também pode mudar de acordo com os cuidados que se deve ter com o esse bem. 

 

Veja, agora, os 5 principais sinais que você deve se atentar na qualidade do seu colchão para saber se chegou o momento de trocá-lo.

 

1. Seu colchão perdeu a firmeza

Se seu colchão já não suporta o seu peso e você acorda afundado nele é um sinal que a espuma está perdendo a resiliência. Isso é um fato que pode fazer mal para sua coluna, afinal, a estrutura do colchão deve manter sua postura e favorecer o alinhamento correto da coluna.

 

Ainda que existam espumas mais macias em colchões modernos, essas espumas são aplicadas apenas no pillow do colchão (na camada superior), mas após essa camada deve existir uma espuma firme ou as molas ensacadas para fornecer o suporte necessário para a coluna.

 

2. Você deita e começa a espirrar ou sentir coceira no nariz

Mulher espirrando na cama

Quando você deita no colchão e começa sentir indícios de alergias, é bem provável que seu colchão tenha bons anos de uso e esteja tomado por ácaros.

 

Não é comum acontecer isso quando o colchão é novo, mas pode ser bastante natural que aconteça com o passar dos anos, ainda mais quando o colchão está em um ambiente de pouca ventilação e que não adentra a luz do sol. 

 

Isso não significa que você deve deixar o seu colchão sempre no sol, mas em um ambiente arejado. Ainda assim, um colchão de muitos anos de uso pode sim causar processos alérgicos, principalmente em pessoas que já têm essa predisposição.

 

3. O tecido do seu colchão está com uma aparência puída

Se o tecido que reveste o seu colchão já está aparentemente gasto, é bem provável que tenha bastante tempo de uso e é um sinal que está na hora de trocá-lo.

 

Os tecidos se desgastam naturalmente com o passar do tempo, então, quando a malha do seu colchão está aparentemente gasta, é bem provável que esteja na hora de considerar a compra de um novo

 

Afinal, quando o tecido está puído, as espumas também já devem ter perdido suas propriedades naturais. 

 

4. A molas não estão mais uniformes

Para quem usa colchão de molas, essa é uma característica a ser observada. Quando sente que existem partes do seu colchão maiores que outras, é possível que algumas molas tenham sofrido alguma alteração em sua estrutura.

 

Apesar das molas serem feitas de aço e oferecerem alta resistência, pode acontecer de terem sua maleabilidade alterada com o uso do colchão

 

Há pessoas que tem mania de sentar-se nas bordas do colchão para fazer uma série de atividades, como amarrar os cadarços, ler, assistir televisão ou apenas para ficar mexendo no celular e conversando.

 

Essa pressão constante no mesmo ponto do colchão inúmeras vezes e por longos períodos é um exemplo que pode afetar sim as estruturas das molas dos colchões. 

 

5. Você acorda sempre cansado

Homem acordando insatisfeito

 

Um dos sinais mais claros que você deve considerar a troca do seu colchão é quando você acorda frequentemente cansado.

 

Esse é um sintoma que o seu colchão não está favorecendo o seu descanso pleno e pode ser que não seja mais indicado para o seu biotipo ou apenas não atenda mais suas preferências. 

 

Muitas vezes, a escolha de um colchão feita há 5, 6 ou 7 anos atrás não seja mais a melhor opção para você dormir atualmente. Portanto, quando você sente que o colchão não atende mais às suas necessidades de descanso, vale a pena considerar a compra de um novo, com as características que você precisa hoje.

 

Atualmente, temos muito mais informações sobre as qualidades, matérias-primas e tecnologias dos colchões disponíveis na internet, então, fica mais fácil escolher um colchão que atenda às suas preferências e necessidades.

 

Hoje, as indústrias sérias e renomadas do ramo de colchões baseiam-se em estudos para a fabricação dos seus produtos, além de serem certificadas pelos órgão mais rigorosos do mercado, como o INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso).

 

Após muitas pesquisas e testes, novas espumas surgiram justamente para atender às necessidades de diferentes tipos de pessoas, então, há mais possibilidades na hora de escolher o colchão certo para você dormir bem nos próximos anos.

 

Agora que tal um resumo para você chegar em casa e ter uma conversa com o seu colchão e decidir se está na hora de substituí-lo?

  1. Seu colchão perdeu firmeza?

  2. Você deita e começa a espirrar?

  3. O tecido está desgastado?

  4. As molas estão desuniformes?

  5. Você acorda cansado?

  6. Você não se lembra quantos anos tem o seu colchão?

 

Se as suas respostas foram sim para a maioria dessas perguntas, podemos afirmar: está na hora de você dizer adeus ao seu velho colchão e encontrar um novinho para renovar suas noites de sono.

 

Colchão novinho da Zipflex

 

E aí, gostou do conteúdo? Compartilha com aquele amigo que está precisando trocar o colchão. 

 

E aproveite para conhecer os 6 melhores colchões vendidos na loja da Emcompre e trocar o seu colchão por um que realmente vai valer a pena. Até logo!