Como dormir melhor: 5 dicas para uma noite de sono tranquila

Dormir mal, acordar sem energia e precisar enfrentar um dia cheio de compromissos, sem dúvidas, não é nada agradável, não é mesmo?

 

De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz, mais de 70% dos brasileiros sofrem de distúrbios relacionados ao sono, como a insônia, por isso, encontrar maneiras de dormir melhor é fundamental para nossa qualidade de vida.

 

Nesse sentido, a higiene do sono, por exemplo, é tão importante quanto escolher um colchão de qualidade e ideal para seu biotipo. Pensando nisso, decidimos trazer 5 dicas para melhorar seu sono e você acordar renovado. Confira!

 

1. Respeite seu relógio biológico

Não adianta deitar na cama cedo e ficar se remexendo até o sono chegar. Afinal, isso pode aumentar sua ansiedade e, consequentemente, te deixar ainda mais acordado.

 

Todos nós temos nosso próprio relógio biológico e funcionamos de forma diferente no decorrer do dia. Algumas pessoas adoram acordar mais cedo e resolver a maioria dos seus compromissos até o final da tarde, enquanto outras preferem dormir um pouco mais e estender suas atividades até o período da noite.

 

Dessa forma, se conhecer e respeitar o que seu corpo está tentando te dizer é fundamental para determinar o melhor horário para se deitar para dormir. 

 

De acordo com a Dra. Flávia Oliveira, especialista em medicina do estilo de vida, explicou em live com a Vanessa Ferraz da BF Colchões que um adulto precisa dormir de 7 a 9 horas por dia para ter uma vida mais saudável.

 

Então, perceba quantas horas você precisa dormir para acordar descansado e calcule que horas você precisa ir para cama de acordo com o horário que precisa acordar.

 

2. Pratique hábitos de higiene do sono antes de deitar

Tomar um banho relaxante, repassar seus compromissos do dia seguinte, ler algumas páginas de um livro, tudo isso pode fazer parte da sua rotina pré-sono.

 

Contudo, a Dra. Flávia Oliveira diz que a higiene do sono começa bem antes dos 30 minutos antes de dormir, já que uma série de decisões que você tomar durante o dia influenciarão na qualidade do seu sono.

 

Hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada com opções menos calóricas e leves principalmente no período da noite, também influenciam no ato de dormir bem, assim como manter uma rotina de exercícios.

 

Afinal, uma alimentação pesada faz com que seu corpo demore mais tempo para fazer a digestão e, consequentemente, você vai dormir mal. Já as atividades físicas farão com que seu corpo libere endorfina e, consequentemente, você estará mais relaxado ao se deitar.

 

3. Cuidado com a quantidade de cafeína durante o dia

Evite bebidas com cafeína antes de ir para cama deveria ser um fato óbvio, contudo, muitas pessoas tomam diversos tipos de líquidos com alta concentração de cafeína e acreditam que isso não afetará seu sono.

 

Contudo, a Dra Flávia explica que a cafeína pode levar horas até ser eliminada pelo organismo e isso varia para cada pessoa. Enquanto o organismo de uma pessoa pode eliminar toda a cafeína de uma xícara de café em 5 horas, outra pode levar até 10 horas.

 

A especialista ainda explica que não é indicado tomar café após as 14h00. E isso não se resume apenas ao café, mas a toda e qualquer bebida que contenha alto teor de cafeína, como os famosos energéticos industrializados.

 

Isso porque a cafeína atrapalha a indução do sono e ainda pode estimular a ansiedade em pessoas que já tenham essa predisposição. Então, é bom ficar atento a esse ponto!

 

4. Invista em produtos de qualidade para seu sono

Criar um ambiente relaxante para dormir, com uma iluminação adequada, a temperatura ideal e o silêncio é fundamental para uma boa noite de sono. Além disso, ter uma boa cama e um colchão confortável faz toda a diferença para dormir melhor. 

 

Além de escolher um colchão com a densidade adequada para seu biotipo, é fundamental dormir com um produto que mantenha sua coluna alinhada e alivie o incômodo nos pontos de pressão, como cabeça, ombros e quadris.

 

Atualmente, existem diversos tipos de colchões tecnológicos e que oferecem o que há de melhor no mercado para uma excelente experiência ao dormir. Alguns possuem o famoso pillow top, uma camada extra de espuma para proporcionar mais maciez, oferecendo um ajuste melhor aos contornos do corpo, fazendo com que você não mexa tanto durante a noite.

 

Além de escolher um bom colchão, os travesseiros também fazem parte de uma boa rotina de sono, afinal, eles são feitos para elevar a cabeça e proporcionam maior conforto durante o sono. Então, investir em um travesseiro feito com espuma de qualidade, a maciez e a altura correta também te ajudará a dormir melhor.

 

E, por último, e não menos importante, a escolha dos lençóis, fronhas e outros itens de roupa de cama também é fundamental para aumentar seu conforto na hora de pegar no sono.

Lembre-se sempre: investir em itens de qualidade para melhorar seu sono é investir na sua saúde e bem-estar!

 

5. Evite o excesso de tela a noite

A última dica é muito importante e é umas das mais negligenciadas hoje em dia, afinal, quem é que nunca dormiu com o celular na mão, não é mesmo?

 

Evitar telas antes de dormir é primordial para melhorar a qualidade do seu descanso. Em suma, a luz produzida pelos dispositivos tecnológicos é a grande inimiga do sono, já que ela estimula o cérebro e atrapalha o processo de relaxamento do corpo.

 

Sabemos que é difícil, mas é o melhor a se fazer deixar o celular longe da cama pelo menos 1 hora antes de se deitar. O mesmo vale para a televisão, evite ao máximo dormir com o aparelho ligado.

 

Assista à live da Dra. Flávia Oliveira com a Vanessa Ferraz e fique por dentro de tudo que elas abordaram sobre o assunto:

 

Agora é com você, coloque essas dicas valiosas em prática e em alguns dias você já vai sentir a diferença. E não esqueça, dormir melhor é aumentar a sua qualidade de vida!

 

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas para dormir melhor e viver melhor. Até a próxima!