O que é o INER? Saiba mais sobre o Instituto Nacional de Estudos do Repouso!

ABICOL, INMETRO, INER… você sabe o que essas siglas têm em comum?

 

Todos eles são órgãos regulamentadores do Brasil e cada um cumpre uma função específica. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), por exemplo, é um importante órgão fiscalizador para o consumidor. 

 

O instituto certifica, através de avaliações periódicas, todos os produtos fabricados no Brasil, sejam produtos elétricos, eletrônicos, carros, eletrodomésticos, ferramentas, utensílios, e também os colchões.

 

O INMETRO, criado em 1973, é o órgão federal responsável por fiscalizar a qualidade dos colchões que são produzidos no Brasil. 

 

Entretanto, mais de 10 anos depois, em 1984, foi criado o INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), uma entidade sem fins lucrativos, custeada pelas indústrias de colchões que tinham o interesse em melhorar a qualidade dos seus colchões.

 

O órgão foi criado pelas próprias empresas do ramo colchoeiro que necessitavam de uma instituição que garantisse ao consumidor que as espumas utilizadas nos colchões tivessem a qualidade adequada para a fabricação de estruturas que as pessoas utilizariam para dormir.

 

O que faz o INER?

Diferente do INMETRO, que aguarda a empresa enviar seus produtos para testes a fim de receber o selo de aprovação, o INER envia representantes para as fábricas de colchão e eles escolhem quais modelos desejam levar para realizar seus testes.

 

Explicando melhor, a fiscalização ocorre sem aviso prévio à empresa que fabrica os colchões, sem a intervenção dos fabricantes, tudo para que os estudos e testes sejam realizados de forma imparcial.

 

Quais são os testes realizados pelo INER?

Para iniciar o processo de regulamentação e certificação dos colchões, o INER conduziu uma série de pesquisas e testes, coordenados por médicos e técnicos do setor.

 

Estes testes envolveram a observação e radiografia de diversas pessoas de diferentes biótipos que experimentaram vários tipos de colchões de espuma.

 

O resultado desses estudos evidenciou a importância de garantir que uma pessoa  mantenha a coluna alinhada mesmo se estiver deitada de lado, para isso, é necessário um colchão que seja capaz de sustentar seu peso uniformemente ao longo de todo o comprimento do corpo.

 

As pesquisas indicaram que diferentes tipos de colchões são necessários para acomodar adequadamente os diferentes biótipos das pessoas, levando em conta suas dimensões de peso e altura. 

 

Com base nessas descobertas, foi elaborada a primeira norma técnica para a fabricação de colchões de espuma no Brasil. 

 

Além disso, foi introduzido o inovador Certificado de Qualidade Pró-Espuma para identificar os colchões que atendem a esses critérios diferenciados

 

E esse selo é um dos mais importantes quando se trata de certificação de colchões de qualidade. Confira a seguir quais são as atuações do INER atualmente.

 

Tabela de Biotipo

Em colaboração com especialistas médicos e técnicos, foi desenvolvida uma Tabela de Biotipo, que indica o tipo de colchão de espuma mais adequado para cada indivíduo, considerando sua relação peso-altura. Confira:

Tabela de Densidade do INER

Tabela de Biotipo do INER *Densidade pode ser escolhida de acordo com a preferência do usuário

 

Normas Técnicas

A partir de 2004, o INER também passou a certificar colchões de molas no Brasil, elaborando a primeira norma técnica para esse tipo de colchão e criou o Certificado Pró-Molas. 

 

Em 2011, ampliaram seu escopo para certificar estofados e travesseiros, visando orientar e certificar a qualidade dos produtos para o sono. 

 

Comprometidos em impulsionar o desenvolvimento de pesquisas e normativas que orientem a produção de produtos para o repouso de excelência no país, o INER é referência em normas técnicas de colchões, por isso, as indústrias que recebem seus selos são as melhores do mercado.

 

Atualmente, em meio a mais de 400 indústrias de colchões existentes no país, apenas 6 delas possuem o Certificado Pró-Espuma e a BF Colchões é uma delas.

 

Essas iniciativas visam não apenas estabelecer padrões de qualidade na produção de colchões de espuma, mas também fornecer orientações específicas para a escolha do colchão mais adequado às necessidades de cada pessoa.

 

Os testes que compõem a certificação do produto que recebe o selo Pró-Espuma são:

  • Dimensional;
  • Densidade;
  • Resistência e retorno;
  • Deformação;
  • Dureza;
  • Durabilidade;
  • Pureza.

De acordo com o INER, por exemplo, que a compressão da espuma é de até 90% de sua forma original e um dos testes é a simulação de uma pessoa sentando e levantando 80 mil vezes. Cada um desses testes certificam que um colchão tem a qualidade necessária para uma pessoa dormir sem prejudicar a sua saúde. 

 

Agora você sabe que só deve comprar colchões com o selo do INER, não é mesmo? Aproveite que está em nosso blog e confira nosso post com 5 dicas para dormir melhor. Até a próxima!