Crianças com o sono agitado: como melhorar?

O sono é super importante para o crescimento saudável das crianças, mas lidar com um pequeno agitado durante a noite pode ser desafiador. Aqui estão cinco dicas para tornar as noites mais tranquilas.

1. Estabeleça uma rotina relaxante: Comece estabelecendo uma rotina noturna tranquila, como ler um livro juntos ou tomar um banho quente. Manter horários de sono regulares ajuda a sintonizar o relógio biológico do seu filho.

2. Crie um ambiente aconchegante: Garanta que o quarto do seu filho seja acolhedor. Mantenha o ambiente escuro e tranquilo, afastando dispositivos eletrônicos que podem atrapalhar o sono.

3. Evite estímulos noturnos: Atividades agitadas ou o uso de telas antes de dormir podem gerar mais estímulos, por isso, opte por atividades mais calmas, preparando o terreno para uma noite tranquila.

4. Cuide da alimentação pré-sono: Evite refeições pesadas ou lanches açucarados perto da hora de dormir. Mantenha a hidratação, mas evite a cafeína. Escolha lanches leves e saudáveis.

5. Aborde os despertares noturnos com calma: Quando seu filho acorda durante a noite, responda com paciência. Evite levá-lo para a cama dos pais. Aos poucos, ajude-o a voltar a dormir sozinho.

Além disso, a paciência e a consistência são fundamentais. Se ainda sim o sono continuar agitado e causarem preocupações, considere consultar um pediatra ou um especialista em sono infantil. Ajudar seu filho a ter noites mais serenas é um passo importante para o bem-estar de toda a família.