O que é um colchão a vácuo? A Emcompre te explica!
Você se lembra da última vez que comprou um colchão? Consegue se lembrar de como ele veio embalado? Foi fácil levá-lo até o seu quarto?
Um colchão, apesar de não ser tão pesado dependendo do tamanho, é um bem material meio difícil de carregar, principalmente quando consideramos um colchão de casal ou nos tamanhos maiores, como o Queen e o King.
Já quando pensamos no transporte das indústrias até às lojas de colchões ou até mesmo até o consumidor final quando consideramos as vendas online, os volumes costumam ser muito grandes e ocupam vários caminhões com facilidade.
Pensando nisso, os fabricantes de colchões pensaram em uma maneira de reduzir todo esse volume e facilitar a logística da entrega de colchões.
Foi assim que surgiram os colchões embalados a vácuo. Quer saber mais sobre essa forma de embalar e entregar colchões, confira a seguir!
Afinal, o que são os colchões embalados a vácuo?
Um colchão a vácuo é um colchão prensado, enrolado e envolvido em uma embalagem plástica em que todo o ar é removido, deixando-o compacto e muito mais fácil de transportar. Para um colchão ser embalado dessa forma, é necessário ter uma máquina especial que realiza todo o processo.
Esse maquinário prensa o colchão, o enrola e em seguida fecha a embalagem plástica, dessa forma, todo o ar é retirado de dentro do colchão e ele se mantém compacto até que a embalagem seja aberta.
No Brasil, a BF Colchões foi a primeira indústria de colchões a investir nesse tipo de embalagem para a entrega dos seus produtos, importando a sua máquina diretamente da Itália em 2016.
Entretanto, esse modo de entrega de colchões divide opinião entre os consumidores, enquanto uns acham super moderno e prático para levar até o cômodo desejado, outros acreditam que o colchão perde a qualidade.
Mas para você não ter mais dúvidas sobre esse assunto, vamos esclarecer todas as suas dúvidas nesse conteúdo. Acompanhe!
O colchão perde qualidade por ser embalado a vácuo?
Diferente do que muita gente pensa, o colchão a vácuo não perde qualidade ou é inferior ao colchão entregue sem esse processo de embalagem.
Ele nada mais é do que um colchão prensado e enrolado a vácuo, preservando as suas características originais. O que determina se o colchão é bom ou não são as suas matérias-primas, ou seja, a espuma, as molas (quando for o caso), o tecido, as costuras e os detalhes de acabamento.
Isso significa que se o colchão for de qualidade e for aprovado pelo INER e pelo Inmetro, mesmo que ele seja embalado a vácuo, manterá todas as suas características de conforto após aberto.
Quanto tempo o colchão pode permanecer a vácuo?
A recomendação dos engenheiros da BF Colchões é que o colchão seja aberto até 90 dias após ser embalado a vácuo, pois após esse período ele pode começar a ficar amassado pelo período que ele fica enrolado.
O colchão pode voltar a ser enrolado?
O colchão não poderá voltar ao formato compacto em que chegou no endereço do consumidor pelo simples fato que somente a máquina especial de colchões a vácuo pode prensar, enrolar e selar o colchão daquela forma.
Além disso, não é recomendado que um colchão seja embalado a vácuo duas vezes.
Qualquer colchão pode ser embalado a vácuo?
Quase todos os tipos de colchão podem ser embalados a vácuo, inclusive os de mola. Como as molas são flexíveis e são de alta resistência, elas não se danificam ao serem prensadas e enroladas no modelo de embalagem a vácuo.
Os únicos modelos de colchão que não podem ser embalados a vácuo são os que possuem placa de isopor ou madeira em sua estrutura. Afinal, esses materiais são rígidos, se quebram facilmente e não voltam à sua forma original.
Como abrir um colchão a vácuo?
Para abrir um colchão a vácuo, você só vai precisar de um objeto cortante para abrir o plástico da embalagem em que ele está enrolado. Depois, você vai precisar cortar o segundo plástico que envolve o colchão e, então, aguardar que ele retorne à sua forma original.
É bem simples! Após aberto, a recomendação é aguardar ao menos duas horas para usá-lo, assim, ele terá retornado completamente às suas características originais.
Mas, quando for abrir o seu, lembre-se de ter delicadeza ao abrir a embalagem para não danificar o tecido do colchão.
Por que comprar um colchão a vácuo?
O colchão a vácuo é ideal para quem busca praticidade na hora de receber o item e não quer passar dificuldade de passar um colchão por escadas, elevadores ou corredores estreitos. Se você se identificou com alguma dessas situações, um colchão embalado a vácuo é a solução ideal.
Ele é prático e descomplicado, seu frete é mais barato, além de ser muito mais sustentável. Ou seja, ele é perfeito para quem quer trocar de colchão e ainda estava com dúvidas sobre a compra de um colchão a vácuo.
Em nossa loja online, temos uma linha completa de colchões de molas ensacadas e de espumas de diversas densidades da marca BF Colchões, tudo para você encontrar o modelo perfeito para suas necessidades de conforto.
Aproveite e confira os top 6 melhores colchões vendidos em nossa loja e conheça modelos incrivelmente confortáveis para você dormir melhor. Até a próxima!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre
- 5 dicas
- ABICOL
- ácaros de colchão
- ácaros de travesseiro
- Alta densidade
- benefícios
- BF Colchões
- Black Friday
- Black Friday 2024
- box
- box tradicional
- Cachorro
- cama auxiliar
- cama baú
- cama box
- Certificação de colchão
- ciclo do sono
- Colchão
- Colchão a vácuo
- Colchão de Espuma
- colchão de qualidade
- colchão do atleta
- Colchão embalado
- Colchão novo
- Como escolher colchão
- Como limpar
- Conforto
- D28
- D33
- D45
- densidade de colchão
- dica
- Dormir melhor
- emcompre
- EPS
- Espuma NASA
- Espumas
- Espumas certificadas
- Fases do sono
- Firmeza
- Giro de colchão
- higiene do sono
- INER
- limpeza
- Melhor travesseiro
- Melhores colchões
- NASA
- performance
- Pillow Top
- Prazo de validade
- qualidade
- qualidade do sono
- Rodar colchão
- rotina do sono
- rotina noturna
- saudável
- saúde
- Selo do INER
- Selos
- Sleep Relax
- Sono
- Sono de qualidade
- sono excessivo
- Sono REM
- Travesseiro
- Travesseiro NASA
- treino
- Trocar o colchão
- trocar o travesseiro
- ventilador
Comentários