Sono e saúde mental: como ter mais qualidade de vida dormindo melhor?

Saúde mental tem sido um tema amplamente discutido atualmente, afinal, as pessoas estão buscando viver melhor, entretanto, o estilo de vida nas grandes metrópoles vai na contramão dos hábitos que contribuíram para ter uma mente mais saudável. 

 

Longas jornadas de trabalho, trânsito intenso e pouco tempo para o descanso e lazer pode ser a fórmula perfeita para o burnout e para o desequilíbrio mental, podendo até mesmo acarretar em outros problemas de saúde mais graves no futuro.

 

Dormir não é apenas uma necessidade física, afinal, o sono é um componente vital para a nossa saúde de modo geral

 

A relação entre o sono e saúde mental é uma via de mão-dupla, pois não conseguimos dormir bem se estamos com nossa saúde emocional em desequilíbrio e se não dormimos bem também não conseguimos ter saúde plena.

 

Dados apontam que o brasileiro não dorme o suficiente e faz parte de uma estatística ruim quando consideramos a qualidade do sono.

 

Pensando nisso, vamos trazer dicas para você cuidar da sua saúde mental e também dormir melhor, para que você possa atingir a saúde plena e esteja sempre bem para os compromissos do dia a dia. Confira!

 

O que é saúde mental e como saber se estou mentalmente saudável?

A saúde plena do ser humano é baseada em 8 pilares: mental, físico, emocional, social, ambiental, ocupacional, financeiro e espiritual.

 

Teoricamente, deveríamos ter tempo para cuidar de todas essas dimensões do ser para estarmos saudáveis e em paz, contudo, sabemos que na correria do dia a dia, isso nem sempre é possível.

 

Além disso, algumas delas dependem de mais tempo e esforço para alcançarmos, como o trabalho ideal, mas, há algumas que podemos dar mais atenção hoje.

 

Nossa saúde mental depende de trabalharmos a nossa inteligência emocional, entendendo o que precisamos fazer para solucionar nossos problemas e trabalhando a aceitação para aqueles que não podemos fazer nada para mudar. 

 

Há problemas que só dependem de você para serem resolvidos, enquanto outros não. 

 

Por exemplo, se você gostaria de ser mais saudável, é preciso se planejar para começar a praticar exercícios físicos e escolher melhor os alimentos que farão parte da dieta durante a semana e ter disciplina para seguir com o que se comprometeu.

 

Se você deseja ganhar mais ou mudar de área no seu trabalho, é necessário estudar e se qualificar para pedir uma promoção ou uma nova oportunidade dentro da empresa que você está. Ou até mesmo buscar um novo emprego no mercado de trabalho.

 

No entanto, antes de começar a elencar o que gostaria de mudar em sua rotina para ter mais saúde mental, há algo que você começar a fazer ainda hoje: dormir melhor!

 

A importância do sono de qualidade para a saúde mental

O seu ciclo de sono tem uma papel fundamental para sua saúde mental: durante à noite, nosso corpo executa processos essenciais de regeneração em nosso sistema.

 

Além disso, dormir bem influencia neurotransmissores e hormônios que têm um papel fundamental no equilíbrio do humor, como a serotonina e a dopamina. Um sono intranquilo pode levar a falta dessas substâncias, contribuindo para desequilíbrios emocionais.

 

Mas, o que é dormir melhor, afinal?

Já falamos sobre como dormir melhor em outro post aqui no blog, mas basicamente a Dra. Flávia Oliveira, especialista em medicina do estilo de vida, diz que precisamos dormir ao menos 7 horas por noite e atingir o sono REM, que é o estágio mais profundo do sono.

 

Geralmente, é durante o sono REM que sonhamos e nosso corpo está em descanso profundo, por isso:

 

é fundamental atingir esse estágio do sono para dormirmos com qualidade e nos sentirmos descansados no dia seguinte.

 

Há uma série de fatores que contribuem para um sono mais profundo e reparador, como a qualidade do colchão, uma rotina de higiene do sono e uma alimentação saudável.

 

Há uma série de perguntas que você pode se fazer para entender se você realmente está dormindo bem:

  • Você acorda cansado e sente sono durante o dia?
  • Você está satisfeito com o conforto que seu colchão te oferece?
  • Você dorme pelo menos 7 horas por noite?
  • Você sente que deveria dormir mais tempo?
  • Você evita telas antes de dormir?
  • Você costuma dormir com o estômago muito cheio?

Ao responder essas perguntas, você consegue avaliar se está tendo um sono verdadeiramente de qualidade.

 

Caso não esteja satisfeito com a maioria das suas respostas, é essencial adotar práticas mais saudáveis e manter um horário regular de ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias.

 

Criar um ambiente propício, mantendo o quarto escuro e silencioso, é fundamental para se preparar para dormir, assim como evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, já que a luz azul estimula o cérebro a ficar acordado.

 

O melhor ambiente para um sono de qualidade combina temperatura agradável, silêncio e um colchão confortável com espuma certificada e tecido de qualidade que propicie uma sensação agradável na hora de pegar no sono.

 

Benefícios de dormir bem para a saúde mental

Os benefícios de um sono regulado para a saúde emocional são muitos. Uma boa noite reduz o estresse, fortalece a resiliência emocional e contribui para um estado de espírito mais equilibrado, além de promover os seguintes benefícios:

  • Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Auxilia na prevenção do estresse e da ansiedade;
  • Ajuda na prevenção de doenças, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares;
  • Auxilia na manutenção do peso corporal;
  • Ajuda na concentração e na memória.

 

E como nosso sistema não tem partes isoladas e funciona de forma integrada, a saúde física também é fundamental para a saúde mental, afinal, não tem como estar com a cabeça em paz se estivermos com algum problema de saúde, não é mesmo?

 

Portanto, não negligencie seu sono, pois mesmo que você não sinta tanta diferença hoje, no futuro, você pode vir a ter problemas relacionados a baixa qualidade do sono.

 

Lembre-se: dormir as horas que seu corpo e sua mente precisam para se recuperar não é perda de tempo, mas sim um ganho para sua vida. Durma bem e viva melhor! Até a próxima!