Dormir com cachorro faz mal? Entenda os mitos e verdades!

O povo brasileiro é um dos que mais gosta de conviver com pets no mundo. Não à toa, o Brasil ocupa a terceira posição do ranking mundial dos países que mais têm bichinhos vivendo dentro de casa.

 

Estima-se que o Brasil tenha cerca de 150 milhões de animais domésticos, com pelo menos 58 milhões de cães e 27 milhões de gatos, os que mais costumam viver dentro de casa e ter acesso às camas e sofás dos humanos.

 

Mas será que dormir com cachorro e/ou gato realmente faz mal? Vamos desmistificar esse assunto para você entender de uma vez por todas quais os riscos e benefícios em torno desse tema. Confira!

 

Afinal, faz mal dormir com animais de estimação?

Você é do time que ama tirar um cochilo com seu pet ou prefere que eles tenham sua própria caminha? 

 

Quem já é acostumado a dormir com seus pets dificilmente terá uma opinião diferente da: “a cama, na verdade, é deles”. Brincadeiras à parte, vamos entender melhor cientificamente esse tema. 

 

Benefícios de dormir com o pet

Mulher deitada na cama com seu cachorro em cima dela

 

Realmente há benefícios reais da convivência com um pet, existindo até mesmo uma prática chamada de Terapia Assistida por Animais (TAA), que comprovou que pacientes tiveram uma melhora significativa na presença dos seus animais de estimação.

 

Em 2009, o Hospital Albert Einstein de São Paulo liberou a visitas de animais aos pacientes internados, inclusive nas unidades semi-intensivas. A justificativa para essa permissão é a busca pela humanização do tratamento e o reconhecimento do impacto positivo que os pets têm no processo de cura

 

Embora esse tipo de decisão ainda não seja amplamente praticada nos hospitais do país, diversas pesquisas já comprovaram o poder que esses companheiros têm em melhorar a qualidade de vida.

 

A presença deles desperta uma série de sensações positivas e ajuda na liberação de hormônios, como a oxitocina e a dopamina, considerados os hormônios do bem-estar. Por isso, os benefícios dessa prática estão ligados ao alívio do estresse, relaxamento e conforto, tanto do tutor como do bichinho

 

No entanto, esses benefícios podem ser adquiridos com a presença e a convivência com os pets no dia a dia e você não precisa necessariamente dormir com eles. Porém, se você ainda fizer questão de dormir com seu amiguinho, confira alguns cuidados que você deve ter na sua rotina.

 

Cuidados para dormir com o pet de forma saudável

Os animais são seres sencientes, por isso, não se importam com higiene como nós nos importamos, então, para eles possam dormir na cama é fundamental cuidar da higiene deles, principalmente se o seu pet tem acesso ao quintal.

 

Banho sempre em dia

Cachorro com touca de banho

 

Então, é válido que você mantenha a rotina de banho dele em dia e sempre procure limpar as patinhas dele antes de dormir para que ele não suje sua cama. Uma dica muito útil é sempre utilizar um protetor de colchão na sua cama, assim, você também preserva a vida útil do seu colchão.

 

Castração para as fêmeas

Se tivermos considerando as fêmeas, também é válido avaliar a possibilidade de castração, visto que se não tiverem castradas, elas terão seu ciclo menstrual regularmente e podem sujar sua cama com sangue

 

Escove os pelos do pet

Senhora penteando os pelos do gato em seu colo

 

Também mantenha uma rotina de escovação dos pelos do seu pet, já que eles costumam soltar muitos pelos e, ao escová-los, você remove grande parte da pelagem que já se soltou e ela não vai parar na sua cama.

 

Vacinas sempre em dia

Ah, e não se esqueça de manter as vacinas do seu melhor amigo em dia, afinal, assim, ele se mantém sempre saudável. Mantendo essa rotina de higiene e cuidados com o seu pet, a rotina de dormir com ele ficará muito mais tranquila e saudável.

 

E aproveitamos para desmistificar um pensamento errado: dormir com cachorro ou gato pode transmitir doenças

 

Se o seu pet for saudável, ele não irá transmitir nenhuma doença para você ou sua família, até mesmo porque as condições biológicas de humanos e animais de estimação são totalmente diferentes.

 

Desvantagens de dormir com o pet

Após falar dos benefícios de conviver com o pet, também é válido lembrar das desvantagens. Afinal, eles são seres vivos e com personalidade própria, então, nem tudo são flores quando permitimos que eles durmam com a gente. Confira alguns pontos não tão agradáveis assim!

 

Os pelos do seu pet podem iniciar episódios alérgicos

Para pessoas que sofrem com algum tipo de alergia, dormir com o cachorro ou o gatinho pode ser que não seja a melhor opção. Isso porque os pelos podem desencadear crises alérgicas, como a rinite alérgica. Se esse for o seu caso, é melhor evitar.

 

Interrupções constantes durante a noite

Cada pet tem uma personalidade e alguns deles são bem agitados, por isso, você pode ser acordado várias vezes durante a noite. 

 

 

Isso pode ser bem ruim para sua rotina de sono, visto que é fundamental atingir o sono R.E.M para que possamos descansar por completo. E, se você for acordado frequentemente, é bem provável que não conseguirá atingi-lo.

 

Portanto, se seu animalzinho não costuma dormir a noite toda e fica subindo e descendo da cama o tempo todo, é melhor deixá-lo fora do seu quarto durante a noite.

 

Ele pode levar sujeiras e bactérias para a cama

Lembre-se que os pets não têm consciência sobre o que é sujo ou limpo para nós. Por isso, eles podem acabar levando objetos indesejados para a cama e isso pode ser não agradável, não é mesmo? 

 

Então, é sempre importante se atentar ao que seu pet está fazendo na sua cama para não ter nenhuma surpresa desagradável, como um inseto morto em cima do seu lençol limpo.

 

Em suma, para tomar essa decisão de deixar seu pet dormir ou não com você, é preciso avaliar os prós e os contras. 

 

Caso tenha se identificado com dois ou mais dos tópicos das desvantagens, a melhor opção é deixar seu pet de fora do quarto e comprar uma caminha pet da BF. Assim, ele vai dormir confortavelmente.

Cachorro caramelo na caminha Pet da BF

 

E aí, gostou do conteúdo? Aproveitando que estamos falando desse assunto, aproveite para ler como limpar seu colchão corretamente, caso aconteça algum incidente com seu pet e sua cama. Até mais!