Dormir com o celular perto faz mal? Entenda mais sobre a questão!

Não consegue largar o celular nem na hora de dormir? A cada nova notificação você pega o dispositivo para ver o que é mesmo que esteja quase dormindo? Contudo você parou para pensar e está se perguntando: será que dormir com o celular perto faz mal?

 

Em tempos de hiper conexão, em que ficamos com nossos smartphones conectados à internet 24 horas por dia, essa é uma questão realmente justa de ser levantada.

 

Afinal, a humanidade tem mais de 2 milhões de anos, mas há apenas 20 convivemos com sinais invisíveis carregados de informações que navegam no ar por meio de ondas eletromagnéticas. 

 

Será que vamos pagar o preço de ter menos saúde pelos benefícios que a conexão global nos trouxe? Continue com a gente para entender mais! 

Afinal, dormir com o celular na cama faz mal para a saúde?

Menina jovem acordada na cama assistindo no celular

Nós sabemos que muitas vezes é irresistível querer saber se alguém te mandou aquela mensagem que você queria receber ou se tá rolando alguma fofoca interessante no grupo dos amigos. 

 

Contudo, você pode estar colocando em risco a sua saúde, já que o uso excessivo das telas prejudica a qualidade do seu sono e, consequentemente, a sua qualidade de vida. 

 

Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Waterloo, denominado “The brain in your pocket: Evidence that Smartphones are used to supplant thinking”, traz evidências de como o uso excessivo da internet por meio dos smartphones está afetando o nosso cérebro.

 

De acordo com os dados, o uso dos smartphones está nos deixando mais preguiçosos para pensar, além de afetar também nosso desenvolvimento cognitivo. Como quase todas as informações estão ali a alguns touches na tela, o exercício de pensar acabou se tornando secundário. 

 

E com o passar do tempo, acabamos criando uma dependência  excessiva da tecnologia para dar qualquer resposta. Outra pesquisa, realizada pela Universidade da Coreia, em Seul, relatou que adolescentes que usam excessivamente o celular desenvolvem mais ansiedade, insônia e impulsividade

 

Esse estudo, inclusive, demonstrou que a dependência dos estímulos gerados pelas telas provoca alterações químicas no cérebro, resultando em problema físico.

 

Então, por que, com todas essas evidências, dormir com o celular seria uma decisão inteligente?

 

Dormir com o celular embaixo do travesseiro faz mal?

Sim, dormir com o celular embaixo do travesseiro diariamente pode fazer mal sim, principalmente com o Wifi ou dados móveis ligados. O aparelho ficará recebendo as ondas eletromagnéticas a noite toda e se sua cabeça estiver na frente, estará recebendo essas ondas e atrapalhando o seu sono.

 

Além disso, dormir com o celular embaixo do travesseiro ou na cama pode interferir no seu sono e bem-estar de outras maneiras. Confira!

 

  • Atrapalha a indução do sono

O principal motivo do celular atrapalhar o seu sono é a emissão da luz azul emitida pela tela. Esse tipo de iluminação artificial estimula seu cérebro a ficar acordado e altera o seu ciclo circadiano. 

 

Isso acontece porque a luz azul emitida por celulares, tablets e computadores interfere na produção de melatonina, o hormônio que regula nosso ciclo de sono.

 

Então, você demora mais para pegar no sono e seu corpo tem dificuldade de relaxar, interferindo na qualidade do seu sono. Dessa forma, é bem mais provável que você acorde mais cansado e sinta sono excessivo durante o dia.

 

  • Pode interromper seu sono no meio da noite

Com o passar dos anos, nos acostumamos com os toques e a vibração do celular, tanto que passou a ser algo que pouco nos incomoda. Mas e quando o smartphone vibra e emite sons no meio da madrugada, enquanto estamos em nosso sono mais profundo?

 

Pode ser que você acredite que isso não interfere em nada no seu sono, mas inconscientemente, seu cérebro atende ao chamado das notificações e isso interfere no seu sono profundo sim. 

 

Mesmo que você não acorde (embora isso também possa acontecer eventualmente), às vezes, você pode sair do estágio do REM (o verdadeiro sono restaurador) para um sono não-REM apenas por causa das notificações do seu smartphone.

 

  • Dormir com o celular aumenta sua dependência de telas

Não largar o celular nem na hora de dormir, sem dúvidas, vai aumentar a sua dependência das telas e você pode até mesmo desenvolver um vício em conteúdos rápidos, principalmente se o tempo que você passa na internet é gasto nas redes sociais.

 

A dinâmica de assistir vídeos curtos em um feed que pode ser rolado eternamente cria um mecanismo de recompensas cada vez mais rápidas e mais curtas no seu cérebro. 

 

Isso faz com que você desenvolva um vício e deseje assistir cada vez mais vídeos e postagens e, consequentemente, gaste muito tempo do seu dia com isso.

 

E mais, você até mesmo gastar as horas que você precisaria estar dormindo para ter um sono de qualidade para acordar renovado no dia seguinte. 

 

Como dormir sem celular? Confira 4 dicas para dormir melhor sem ele!

Homem branco dormindo com o celular na mão

Sim, queremos te mostrar que é possível dormir bem sem celular e aumentar a qualidade do sono e da sua vida. 

 

Afinal, existem maneiras simples de encontrar o equilíbrio entre a tecnologia e o sono saudável. Aqui estão algumas dicas:

1. Estabeleça um horário para desligar os aparelhos eletrônicos

Talvez essa seja a dica mais importante e que muitas pessoas simplesmente ignoram e continuam vivendo no automático todos os dias.

 

O ideal é que você se desconecte dos seus dispositivos eletrônicos (smartphones, smartwatch, computadores, tablets e televisores) pelo menos uma hora antes de dormir. Assim, seu cérebro terá tempo para relaxar e se preparar para o sono.

 

2. Busque praticar atividades relaxantes antes de dormir

Ao invés de passar muito tempo nas redes sociais assistindo a vídeos, prefira atividades relaxantes. Leia um livro físico, ouça música suave ou tente a meditação para acalmar a mente.

 

Há muitas outras atividades além de ficar navegando nas redes sociais que você pode praticar no período noturno, como caminhadas, alongamentos, Yoga, Pilates, entre outras que podem aumentar a sua qualidade de vida. Pense nisso!

 

Aproveite e leia também: Esporte, sono e qualidade de vida: qual a relação entre eles?

 

3. Crie um ambiente que favoreça a qualidade do seu sono

Ter um ambiente aconchegante e confortável é fundamental para relaxar e dormir bem. E isso vai desde a escolha do seu colchão até a iluminação, temperatura e isolamento de sons no quarto.

 

Além disso, é essencial ter um bom travesseiro e roupas de cama confortáveis que sejam agradáveis ao toque, pois isso também faz total diferença para um descanso mais tranquilo e reparador.

 

4. Reduza o brilho do seu celular com maior frequência

Usar o celular com menos intensidade de brilho pode ajudar a diminuir também a intensidade de estímulos enviados para o cérebro. 

 

Alguns aparelhos mais atuais possuem um filtro de luz azul que reduz a quantidade dessa luz emitida, o que protege os olhos e diminui o impacto no cérebro. Ative essa função quando estiver usando o celular para minimizar o impacto do seu ciclo natural de sono.

 

Dica Bônus: Esforce-se para dormir sem celular

Essa dica também é fundamental, pois sem um pouco de esforço você provavelmente não vai conseguir dormir sem celular, ainda mais quando está acostumado a fazer isso todos os dias.

 

Então, deixe seu celular longe da cama quieto antes de deitar para dormir e tente fazer disso um hábito.

 

Ao seguir essas dicas, você vai estar se preparando para um sono de melhor qualidade. E, sem dúvidas, isso terá um efeito positivo na sua saúde mental e bem-estar. 

 

Pequenas mudanças nos seus hábitos digitais e no ambiente do sono podem fazer uma grande diferença na sua vida. Experimente dormir sem seu celular sinta a diferença!

 

Gostou desse artigo? Aproveite e compartilhe com aquele amigo ou amiga que dorme agarrado com o celular todos os dias. Até a próxima!