Dormir com ventilador ligado faz mal? Entenda!

Dormir naqueles dias de calor intenso pode ser bem difícil e quem não tem um ar-condicionado instalado no quarto, recorre ao velho e bom ventilador, mas será que isso faz bem para a saúde?

 

Para esclarecer esse assunto, decidimos trazer as verdades e inverdades sobre esse assunto. Confira se realmente o seu ventilador pode estar te fazendo mal durante o sono?

 

Afinal, dormir com ventilador faz mal?

Encontrar a temperatura ideal é um dos aspectos importantes para se ter um sono de qualidade, mas se eu te contar que o vilão das suas noites pode estar dentro do seu quarto?

 

No Brasil, optar por dormir com o ventilador ligado nos tempos quentes é muito comum, mas pode ser um grande problema para a qualidade do sono

 

Principalmente, porque o uso do ventilador pode causar diversos problemas para a nossa saúde, entre eles:

 

Ressecamento das vias respiratórias, da garganta e dos olhos

O vento indo diretamente para a face faz com que respiramos um ar mais seco e, consequentemente, ressecamos nossas vias respiratórias. Se isso acontecer com frequência, pode desencadear problemas respiratórios e desconforto na garganta. 

 

O ressecamento vai acontecer por conta do vento ir diretamente para o nariz, o que tornará a respiração mais difícil, já que o vento retira a umidade do ar

 

Por isso, o uso do ventilador durante a noite toda pode ser prejudicial para a saúde, especialmente em regiões de clima seco.

 

Isso pode resultar em desconforto e até mesmo desidratação. Deixar um balde com água ao lado da cama pode ajudar a amenizar, mas ainda assim não resolve o problema.

 

Enfraquecimento do sistema imunológico

O vento constante pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a vírus e bactérias, o que pode causar doenças respiratórias, como dor de garganta. 

 

Pessoas com alergias, como rinite e sinusite, podem piorar os sintomas ao dormir com o ventilador ligado, pois o vento pode aumentar a circulação de partículas alérgenas (próximo tópico).

 

Isso pode levar ao ressecamento das vias respiratórias, nariz e até mesmo da pele, causando desconforto e dor ao respirar.

 

Dispersão de poeira, ácaros e pólen

O ventilador pode espalhar poeira, pólen e ácaros pelo ambiente, agravando ainda mais os problemas alérgicos. 

 

A sujeira domiciliar é um acúmulo de matérias vivas ou inertes, como fibras de tecido, restos de alimentos, fragmentos e fezes de insetos, pelos de animais, pólen, ácaros, bactérias e fungos e o ventilador é excelente em levar tudo isso para as nossas vias respiratórias.

 

Para continuar utilizando o ventilador sem maiores problemas, é importante realizar uma limpeza regular do aparelho para evitar a acumulação de sujeira e ácaros, que podem causar espirros e dificuldade para dormir e respirar.

 

Uma boa limpeza do ambiente em que você pretende ligar o ventilador também ajuda a amenizar esse problema.

 

Não favorece o relaxamento por conta do barulho excessivo

Outra desvantagem de dormir com o ventilador ligado é que ele pode ser barulhento. Se você tem dificuldades em pegar no sono com ruídos, tê-lo ligado pode ser um problema.

 

Além disso, ele não vai favorecer o relaxamento completo da mente, justamente porque o aparelho vai fazer barulho a noite inteira.

 

Quais as alternativas ao ventilador para amenizar o calor?

Nos dias de calor, existem várias formas de amenizar a sensação quente que incomoda muita gente… janelas abertas, ar-condicionado, roupas leves, colchão e travesseiro de látex e muitas outras. Vamos explicar mais essas alternativas:

 

1. Climatizadores e umidificadores de ar

Excelentes substituições para o bom e velho ventilador, já que esses aparelhos possuem a tecnologia de dispersão de água no ambiente que ajuda a manter o ar mais úmido, o que é ótimo para as vias respiratórias. 

 

Além disso, eles são eficazes em manter o ambiente mais fresco e amenizam a sensação térmica.

2. Ar-condicionado

Outra opção para amenizar as temperaturas quentes no verão é o ar-condicionado. Os aparelhos são perfeitos para deixar seu ambiente geladinho e muito agradável.

 

O ponto negativo são os altos gastos para manter um ou mais ares-condicionados funcionando o dia e a noite inteira.

 

Os aparelhos modernos são bem mais caros em comparação aos ventiladores e climatizadores, a instalação também requer mão de obra especializada e não custa barato. 

 

E, por último, há o custo com a conta de energia elétrica que, sem dúvidas, irá aumentar com o uso frequente de um ar-condicionado.

 

No entanto, para quem pode arcar com os custos, é sim uma excelente opção para amenizar o calor

 

Mas lembre-se: o ar-condicionado também precisa de manutenção e limpeza frequente, pois seu filtro também acumula sujeira e pode causar o mesmo problema do ventilador caso não seja realizada a limpeza correta.

 

3. Colchões e travesseiros tecnológicos

Sim, atualmente, existem colchões e travesseiros projetados especialmente para amenizar a temperatura da pessoa durante o descanso.

 

Uma das opções disponíveis no mercado é o Colchão BF Ice da BF Colchões, um colchão projetado para proporcionar uma experiência mais fresca e confortável para o usuário.

 

Ele é construído com uma variedade de materiais avançados, incluindo o tecido Sense Ice, Espuma Breeze, Espuma Viscoelástica (NASA) e Espuma Balance. 

Este colchão oferece uma série de benefícios, incluindo uma sensação refrescante e confortável durante toda a noite, além da redução de desconfortos associados às diferentes posições de sono. 

 

O tecido Sense Ice, exclusivo da marca BF Colchões, utiliza fios que inibem o calor, proporcionando uma sensação de frescor desde o primeiro toque. 

 

A tecnologia Sense Ice regula a temperatura e promove a evaporação da umidade corporal, minimizando o desconforto causado pelo suor. 

 

A camada de conforto com Espuma Breeze tem um design tridimensional permite uma maior circulação de ar, ajudando o corpo a atingir o equilíbrio térmico necessário para um sono tranquilo

 

Esta espuma, juntamente com o tecido Sense Ice, regula a umidade dentro do colchão, proporcionando conforto térmico e evitando a proliferação de ácaros e bactérias que podem causar alergias. 

 

Assim como os colchões, também existem travesseiros fabricados com espumas que oferecem maior sensação de frescor para aliviar o desconforto térmico nas temperaturas mais quentes.

 

Gostou das dicas? Envie esse post pra um amigo que só consegue dormir com ventilador ligado!