Acordar cansado e com dores no corpo, o que pode ser?
Não tem nada pior do que acordar cansado todos os dias, não é mesmo? Você vai para cama cedo para recuperar as energias e quando acorda, parece que foi atropelado e levanta cheio de dores no corpo… Se identificou com essa situação?
Então, para que você não se sinta sozinho, saiba que milhares de pessoas sentem exatamente o mesmo cansaço ao acordar ainda que durmam as 8 horas por noite recomendadas por especialistas.
Um estudo recente constatou que uma a cada cinco pessoas adultas sente cansaço generalizado que pode perdurar por meses. Essa análise reuniu pesquisas realizadas em todo o mundo e cerca de 623.624 participantes foram investigados, revelando dados impressionantes.
Cerca de 15% da população adulta global reclama de fadiga temporária e 10% afirmam sentir fadiga crônica. Para os menores de 18 anos, esses números ficam em 6% e 1,5%, respectivamente.
Mas será que há como solucionar esse problema? Há como acordar melhor e com mais disposição? Leia até o final e confira o que você pode fazer para dormir e acordar melhor!
7 possíveis causas para acordar cansado todos os dias!
Acordar cansado depois de um dia atípico ou de uma noite mal dormida pode até ser normal. Mas acordar todos os dias com uma sensação de cansaço, com certeza, não é nada agradável, ainda mais quando se precisa trabalhar e cumprir as obrigações do dia a dia.
Então, além de tentar mudar seus hábitos e incluir práticas de higiene do sono em sua rotina, é válido entender qual é a causa do seu cansaço para poder agir no foco do problema, tratando a causa da fadiga na raiz.
Confira algumas das principais causas que podem fazer com que você acorde cansado e com dores no corpo:
1. Inércia do sono: aquele sono pesado
Já acordou se sentindo grogue e sem energia? Essa sensação de “sono pesado” é o que chamamos de inércia do sono. É como se o seu cérebro precisasse de um tempinho para ligar depois de acordar.
Por que isso acontece?
Quando acordamos muito rápido de um sono profundo, nosso corpo e mente levam um tempo para entrar em funcionamento. É como um computador que precisa reiniciar.
Como resolver?
- Acorde devagar: tente se levantar aos poucos e evitar atividades que exigem muito foco e intensidade logo de manhã.
- Tenha uma rotina de sono: ir dormir e acordar sempre no mesmo horário ajuda o seu corpo a se ajustar a um ritmo natural de sono.
- Evite telas antes de dormir: a luz das telas de celular e computador pode atrapalhar o sono.
- Crie um ambiente relaxante: um quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável ajuda a dormir melhor.
2. Insônia: você está exausto, mas não consegue dormir
A insônia é, sem dúvidas, um dos distúrbios do sono mais inconvenientes que uma pessoa pode passar, afinal, você se sente cansado, mas não consegue adormecer. Pessoas com insônia podem experimentar:
- Acordos frequentes durante a noite;
- Dificuldade em voltar a dormir após acordar muito cedo;
- Cansaço excessivo ao acordar;
- Irritabilidade, mau humor e depressão;
- Dificuldade de concentração e baixa energia.
Por que isso acontece?
Vários motivos podem levar a pessoa a sentir insônia, dentre eles:
- Estresse e ansiedade: preocupações do dia a dia, traumas e outros fatores emocionais podem dificultar a indução do sono.
- Doenças físicas: condições como dor crônica, problemas respiratórios, doenças cardíacas e refluxo gastroesofágico podem interromper o sono.
- Medicamentos: alguns medicamentos, como aqueles para hipertensão, depressão e asma, podem causar insônia como efeito colateral.
- Hábitos de vida: consumo excessivo de cafeína e álcool, uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e ambientes de sono inadequados também podem contribuir para a insônia.
É válido ressaltar também que existem diferentes tipos de insônia, cada um com suas características específicas. Confira:
- Insônia transitória: dura poucos dias e geralmente é causada por estresse ou mudanças na rotina.
- Insônia de curta duração: perdura por algumas semanas e pode ser desencadeada por um evento estressante ou uma doença temporária.
- Insônia crônica: persiste por um mês ou mais e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida.
Como resolver?
É fundamental lembrar que é possível tratar a insônia, afinal, não tem como ter qualidade de vida sem dormir bem todas as noites.
A insônia não precisa ser sofrida em silêncio, existem diversas opções de tratamento disponíveis, como: terapia cognitivo comportamental, medicamentos e mudanças no estilo de vida.
3. Ansiedade: você pode estar lidando com mal do século
A ansiedade interfere diretamente na sua capacidade de adormecer ou permanecer dormindo, justamente pelo turbilhão de pensamentos que inundam a mente.
Por que isso acontece?
A ansiedade é caracterizada pela antecipação das tensões causadas por questões futuras a serem resolvidas. Ou seja, a pessoa ansiosa sofre antecipadamente por problemas que precisarão ser resolvidos em um futuro breve ou até mesmo por questões que ainda não são reais e que podem nunca acontecer, de fato.
E quando isso vem à mente, especialmente à noite, quando deitamos para repousar, a dificuldade de relaxar para dormir vem à tona.
Como resolver?
O tratamento da ansiedade envolve diversos caminhos para que o indivíduo volte a se reequilibrar, mas um conselho que os psicólogos sempre dão é: foque no momento presente e no que é possível resolver hoje!
Problemas futuros devem merecer sua atenção e sua energia no futuro, quando chegar o momento de resolvê-los. Não vale a pena sofrer por algo que ainda não aconteceu.
Também é válido desenvolver novos hábitos que ajudam a diminuir a ansiedade, como meditação, exercícios de respiração profunda, alongamentos e ioga antes de dormir para ajudar a controlar a ansiedade.
A terapia com um profissional especializado também é um caminho necessário em casos em que a ansiedade está atrapalhando diretamente a sua qualidade de vida
4. Ciclo circadiano desregulado: seu sono pode estar inconsistente
Um horário de sono inconsistente pode confundir o relógio biológico, dificultando que você desperte se sentindo revigorado.
Por que isso acontece?
Nós desajustamos nosso ciclo circadiano quando não temos um padrão de horários a serem seguidos todos os dias. Ou seja, quando não acordamos, nos alimentamos e vamos dormir nos mesmos horários, nosso ritmo fica desregulado e isso atrapalha a qualidade do sono.
Como resolver?
Desenvolva um ciclo de sono com base em suas necessidades específicas. Mantenha o horário indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana. Essa consistência, com certeza, irá ajudar a regular o relógio interno do seu corpo.
5. Tempo excessivo de tela antes de dormir
A luz azul das telas inibe os hormônios do sono, dificultando que você adormeça com facilidade.
Por que isso acontece?
Nossos telefones são uma grande distração, não é mesmo? E levar o telefone para o quarto e ficar rolando a tela antes de dormir, sem dúvidas, aumenta a probabilidade de você acordar cansado.
Como resolver?
Para dormir melhor, evite as telas por pelo menos uma hora antes de dormir. Em vez disso, tente ler um livro ou fazer alguns alongamentos suaves.
Aproveite e confira mais sobre o assunto em nosso post com algumas dicas para conseguir dormir sem celular.
6. Sua dieta e estilo de vida podem estar atrapalhando seu sono
O consumo de cafeína ou fazer refeições pesadas (altamente calóricas e gordurosas) perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono, fazendo com que você se sinta muito cansado pela manhã. Além disso, uma vida sedentária também pode contribuir para um sono de péssima qualidade.
Por que isso acontece?
O consumo de muitas calorias, cafeína e álcool muito perto da hora de dormir também atrapalha a qualidade do sono que você terá naquela noite, já que o corpo precisará gastar muita energia para fazer a digestão de tudo que você consumiu enquanto você dorme.
E se você está fazendo isso todos os dias, sem dúvidas, está prejudicando sua saúde e sua qualidade de vida e, consequentemente, acordará bem cansado todos os dias.
Como resolver?
Reduza os estimulantes (café e energéticos artificiais) e escolha alimentos e bebidas nutritivos. Evite consumir alimentos ricos em açúcar e gordura e álcool perto da hora de dormir e diminua a quantidade de dias que consome esses tipos de alimentos.
Além disso, pratique atividades físicas regulares que ajudarão a regular seu sono e, consequentemente, mais qualidade de vida.
7. Seu quarto não está otimizado para seu melhor sono
Um ambiente de sono desconfortável pode impedir que você alcance os estágios profundos e restauradores do sono, causando cansaço matinal. Isso inclui ter um quarto escuro, silencioso, com a temperatura agradável e, claro, um colchão de qualidade, afinal, ele é a sua ferramenta do sono.
Por que isso acontece?
Quando deixamos de prestar atenção ao ambiente que criamos para o nosso sono, estamos negligenciando uma parte importantíssima do nosso dia, que é nosso momento de descanso. Não tem como dormir bem e acordar descansado se o nosso próprio quarto não favorece nosso descanso.
Como resolver?
Crie um ambiente propício para dormir. Certifique-se de que seu quarto esteja escuro, silencioso e com a temperatura agradável para dormir melhor.
E invista em um colchão de qualidade e travesseiros confortáveis para melhorar o conforto do seu sono. Afinal, eles são as ferramentas do sono, ou seja, é onde seu corpo irá repousar para um descanso renovador.
E como usamos um colchão por uma média de tempo de 7 a 10 anos, imagine quantas noites você pode estar escolhendo dormir mal simplesmente por não ter um colchão melhor e mais adequado para o seu biotipo?
Continuo acordando cansado. Quando procurar um médico?
Quando estamos no âmbito da busca por uma melhor qualidade de vida e mais bem-estar no dia a dia, não há problemas em buscar alternativas acessíveis e viáveis para tentar dormir melhor e ter um descanso reparador.
No entanto, se você está se sentindo cansado o tempo todo e nada parece funcionar, é importante consultar um médico. Ele poderá identificar a causa do seu cansaço através de exames e te ajudar a encontrar o tratamento mais adequado.
E lembre-se: um bom sono é fundamental para a nossa saúde e bem-estar. Se você tiver alguma dúvida sobre como você pode ter mais qualidade de vida, não hesite em procurar um profissional de saúde.
E aí, como você tem dormido? Se esse conteúdo foi útil para você, aproveita e compartilha com aquele amigo que tá precisando dormir melhor. Até a próxima!
Compartilhar artigo
Descubra mais conteúdo sobre
- 5 dicas
- ABICOL
- ácaros de colchão
- ácaros de travesseiro
- Alta densidade
- benefícios
- BF Colchões
- Black Friday
- Black Friday 2024
- box
- box tradicional
- Cachorro
- cama auxiliar
- cama baú
- cama box
- Certificação de colchão
- ciclo do sono
- Colchão
- Colchão a vácuo
- Colchão de Espuma
- colchão de qualidade
- colchão do atleta
- Colchão embalado
- Colchão novo
- Como escolher colchão
- Como limpar
- Conforto
- D28
- D33
- D45
- densidade de colchão
- dica
- Dormir melhor
- emcompre
- EPS
- Espuma NASA
- Espumas
- Espumas certificadas
- Fases do sono
- Firmeza
- Giro de colchão
- higiene do sono
- INER
- limpeza
- Melhor travesseiro
- Melhores colchões
- NASA
- performance
- Pillow Top
- Prazo de validade
- qualidade
- qualidade do sono
- Rodar colchão
- rotina do sono
- rotina noturna
- saudável
- saúde
- Selo do INER
- Selos
- Sleep Relax
- Sono
- Sono de qualidade
- sono excessivo
- Sono REM
- Travesseiro
- Travesseiro NASA
- treino
- Trocar o colchão
- trocar o travesseiro
- ventilador
Comentários